Justiça e Compaixão – Monja Coen

JUSTIÇA E COMPAIXÃO

 Modalidade : A distância, com transmissão ao vivo pela internet

De ordem da Excelentíssima Senhora Segunda Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF, Desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez, comunicamos que estarão abertas as inscrições para a liveJustiça e Compaixão”, conforme abaixo especificado:

1 – OBJETIVO GERAL: Ao final desta ação educacional, espera-se que o participante seja capaz de identificar a interface entre as ações afetas ao Poder Judiciário, a noção de compaixão e a ideia de justiça, sensibilizando-se para uma reflexão sobre a qualidade das relações humanas e a pacificação social com foco na melhoria da prestação jurisdicional.

2 – EXPOSITORA: Monja Coen Roshi – Missionária oficial da tradição Soto Shu do Zen Budismo e primaz fundadora da Comunidade Zen Budista Zen do Brasil.

3 – MEDIADOR: Rafael Niepce Verona Pimentel – Juiz de Direito do TJMG

4 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

– Justiça, compaixão e respeito
– Compaixão como virtude ou compaixão como domínio sobre o outro?

– Cultura de violência e Cultura de paz
– O desafio de estarmos juntos: tolerância, dignidade, solidariedade e pertencimento.

5 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA:

 5.1 – Magistrados, assessores, assistentes de gabinetes, servidores e estagiários do TJMG;

5.2 – Serão ofertadas vagas para magistrados e servidores vinculados a outros Tribunais.

6 – MODALIDADE: A distância, com transmissão ao vivo na internet.

7 – CARGA HORÁRIA TOTAL: 1h

8DATA: 18 de junho de 2020 – Transmissão ao vivo na internet

(O ambiente virtual do curso ficará disponível até às 23h55 do dia 27/06/2020.)

9 – HORÁRIO: das 17 às 18h

10 – METODOLOGIA:

 10.1 – Aula expositiva, transmitida mediante sistema de videoconferência, com posterior interação, por meio de um chat, que será conduzido pelo mediador Dr. Rafael Niepce Verona Pimentel.

10.2 – Haverá atividade reflexiva no ambiente virtual do curso.

11 – NÚMERO DE VAGAS:

11.1 – Ilimitadas para os magistrados, assessores, assistentes de gabinetes, servidores e estagiários do TJMG.

11.2 – 100 (cem) vagas para magistrados e servidores vinculados a outros Tribunais.

12 - DAS INSCRIÇÕES:

ENCERRADAS!!

13 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:

Serão indeferidas:

  • As inscrições daqueles que não estão cadastrados no Sistema RH do TJMG.
  • As inscrições daqueles que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. O endereço pode ser do TJMG (@tjmg.jus.br), mas é obrigatório que este e-mail institucional seja individual e de uso exclusivo do estudante.
  • As inscrições daqueles que não pertencerem ao público deste curso.

A confirmação de acesso poderá ser verificada no site - http://www.siga.tjmg.jus.br link: “Painel do Estudante”, a partir das 14h do dia 16 de junho de 2020.

14 – ACESSO AO AMBIENTE VIRTUAL: Após validação dos inscritos, será encaminhado o link de acesso aos e-mails cadastrados no momento da inscrição.

CLIQUE AQUI ACESSE

15 – PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS:

Para realizar a capacitação é necessário:

  • Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos;
  • Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps;
  • Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido e atual; o e-mail deverá ser de uso exclusivo do estudante e consultado, preferencialmente, diariamente;
  • Sistema Operacional e Navegador de Internet atualizados. Adobe Flash Player, Adobe Acrobat Reader e Windows Media Player instalados e atualizados.

 16 – CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO

 16.1 – Os participantes serão aprovados e certificados se participarem da transmissão da aula expositiva na internet e da atividade avaliativa, que consiste na realização de um registro reflexivo sobre o tema, com a apresentação dos resultados de suas percepções, contribuições e expectativas, tendo como referência os fundamentos ancorados nos pontos e questões abordados durante a live;

16.2 – Os participantes poderão, inclusive, discorrer acerca da proposta pedagógica da EJEF, com a utilização da “transmissão ao vivo na internet”, em razão das medidas de prevenção ao contágio do novo coronavírus – COVID-19;

16.3 – Informamos que a gravação da live será armazenada e ficará disponível até o dia 27/06/2020, no ambiente EAD do curso, na plataforma da EJEF;

16.4 – Para a entrega da atividade autoavaliativa, o participante deverá postar sua reflexão, com o máximo de 1 (uma) página, na plataforma do curso, no campo “atividade reflexiva”, até o dia 27/06/2020, identificando com seu nome completo, cargo e o Tribunal de origem;

16.5 – Com base na análise dos registros reflexivos, a Escola Judicial poderá, a partir da colaboração individual de cada participante, ter elementos para fomentar o desenvolvimento de novas ações educacionais que contribuam para o aprimoramento do trabalho judicial;

16.6 – O certificado será emitido a partir das 14h do dia 10 de julho e poderá ser retirado eletronicamente pelo endereço: www.siga.tjmg.jus.brno ícone “Certificados Virtuais” ou no “Painel do Estudante”.

 17 – AVALIAÇÃO DO CURSO: A avaliação de reação será realizada pelos participantes ao final do curso, mediante questionário que terá como finalidade a verificação da qualidade da live, o constante aperfeiçoamento das estratégias adotadas e a qualificação do docente.

18 – APOIO PEDAGÓGICO AO PROJETO: Núcleo de Desenvolvimento de Competências Humanossociais – NUDHS

 19 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA DO PROJETO: Coordenação de Formação Permanente da Capital – COFOP.

20 – COORDENAÇÃO TECNOLÓGICA E SUPORTE TÉCNICO: Central de Tecnologia para Educação e Informação – CETEC e Núcleo de Educação a Distância – NEAD: http://www.ead.tjmg.jus.br/faleconosco, telefone (31) 3247-8990/8825/8829.

 21 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$ 00,00

22 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:

22.1 – Todas as informações relativas à live serão comunicadas aos interessados via e-mail. Desta forma, mantenha seu endereço eletrônico sempre atualizado em nossos cadastros. O TJMG não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.

22.2 – Outros esclarecimentos: Coordenação de Formação Permanente da Capital – COFOP. Contato (31) 3247- 8790 ou pelo e-mail