Curso “Media Training: Relacionamento de Magistrados com a Imprensa” – Modalidade: a distância, com tutoria

“Curso Media Training: Relacionamento de Magistrados com a Imprensa” 

Modalidade: a distância, com tutoria

De ordem do Excelentíssimo Senhor Desembargador Tiago Pinto, Segundo Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, comunicamos que estarão abertas as inscrições para o “Curso Media Training: Relacionamento de Magistrados com a Imprensa”, conforme abaixo especificado:

1 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Magistrados do TJMG.

2 – OBJETIVO:
Ao final da ação educacional, espera-se que os magistrados sejam capazes de aplicar diversas técnicas de comunicação verbal e não verbal que possibilitem melhorar a apreensão da mensagem enviada aos seus interlocutores, no caso à sociedade e à imprensa, nas diversas mídias, com as competências de raciocínio lógico-crítico, de criatividade e de postura ética e senso de responsabilidade social, trabalhando as questões do conhecimento, dos procedimentos e das atitudes no contexto e de acordo com os atos normativos que regem as abordagens de comunicação.

3 – DOCENTE:
Gabriel Henrique Collaço – Jornalista, Formador e Tutor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM (Tutor).

4 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Unidade 1: Comunicação e linguagem: Processo de comunicação; expressão corporal; a voz; a fala; os vícios e a simplificação da linguagem.
Unidade 2: Exposição e entrevistas nas mídias: Diversidade de entrevistas; Da pauta ao Off; Concentração para entrevistas gravadas e ao vivo; Fontes jornalísticas; As relações sociais e os textos da cultura jurídica.
Unidade 3: Comunicação e poderes: Princípios; Liberdade de comunicação, de pensamento, de expressão e de imprensa; Os direitos e a informação.
Avaliação final – Casos midiáticos: Informação ou julgamento em casos de violência expostos na mídia; A inteligência artificial; Decisões do STF; A falta de apuração em tempos de fake news que condena e viola a dignidade; Lembranças do caso Escola Base e o Pasquim em época de ditadura; Novos Casos de Imprensa.

5 – MODALIDADE: A distância, com tutoria.

6 – PERÍODO: 24 de fevereiro a 25 de março de 2021

7 – CARGA HORÁRIA: 30h

8 – NÚMERO DE VAGAS: 40

9 – PERÍODO DE INSCRIÇÕES: De 8 a 22 de fevereiro de 2021.
As inscrições serão abertas a partir das 10h do dia 8/2/2021 e encerradas às 23h55 do dia 22/2/2021.

10 – PROCEDIMENTOS PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO:
10.1 – Acessar o endereço: http://siga.tjmg.jus.br e clicar no link “inscrições abertas – clique aqui”;
10.2 – Na página de inscrições, clicar no link para o formulário de inscrição;
10.3 – Em seguida, preencher ou atualizar, no formulário, seus dados de cadastro e clicar no botão “Enviar pedido de inscrição”;
10.4 – Os campos CPF e senha, preenchidos durante o procedimento de inscrição, serão utilizados, respectivamente, para Login e Senha de acesso ao ambiente virtual do curso, devendo ser anotados pelo candidato, como forma de lembrete. Caso o candidato necessite atualizar a senha, deverá acessar o site http://siga.tjmg.jus.br e clicar no link “Cadastro”, presente no menu do topo da página.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

11 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
11.1 – As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição, observado o público-alvo descrito no item 1 e o número de vagas disposto no item 8 deste aviso;
11.2 – Serão excluídas:
• Inscrições daqueles que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. O endereço pode ser do TJMG (@tjmg.jus.br), mas é obrigatório que este e-mail institucional seja individual e de uso exclusivo do estudante;
• Inscrições daqueles que não pertencerem ao público ao qual se destina, descrito no item 1;
11.3 – Os resultados dos pedidos de inscrição poderão ser verificados no site http://siga.tjmg.jus.br, link: “painel do estudante”, a partir do dia 22/2/2021, após as 14 horas.

12 – ACESSO AO CURSO: Para acesso ao curso é necessário:
12.1 Acessar o endereço www.siga.tjmg.jus.br;
12.2 Clicar no ícone “Painel do Estudante” e inserir seu CPF (11 algarismos, sem separadores e espaços);
12.3 Clicar no curso pretendido e digitar seu login (os 11 algarismos do CPF) e sua senha, tais como definidos na ocasião do preenchimento do formulário de inscrição;
12.4 O aluno deverá ter disponibilidade para participar do curso no período mencionado, ler todo o conteúdo do curso e realizar atividades propostas e consultar com frequência o e-mail cadastrado no sistema, para verificar avisos, alertas, dentre outros;
12.5 O ambiente do curso estará acessível a partir das 14h da data inicial e será encerrado às 23h59 da data de término.

13 – PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS:
13.1 Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos;
13.2 Acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps;
13.3 Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido e atual; o e-mail deverá ser de uso exclusivo do aluno e consultado, preferencialmente, diariamente;
13.4 Sistema Operacional e Navegador de Internet atualizados. Adobe Flash Player, Adobe Acrobat Reader e Windows Media Player instalados e atualizados.

14- AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: A avaliação de reação será realizada pelos participantes ao final do curso, mediante questionário que terá como finalidade a verificação da qualidade do curso, o constante aperfeiçoamento das estratégias adotadas e a qualificação dos docentes.

15 – CRITÉRIOS PARA CERTIFICAÇÃO:
15.1. Os participantes serão aprovados e certificados se obtiverem o mínimo de 75% de aproveitamento nas atividades propostas no ambiente virtual do curso.
15.2. O certificado de participação estará disponível no link http://siga.tjmg.jus.br, 5 dias úteis após o término da ação.

16 – ENFAM: Informamos que o curso está credenciado na ENFAM, por meio da Portaria de Credenciamento de curso compartilhado de n. 314, de 11 de dezembro de 2020.

17 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT.

18 – PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO: Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico (COPED).

19 – COORDENAÇÃO TECNOLÓGICA E SUPORTE TÉCNICO: Central de Tecnologia para Educação e Informação – CETEC e Núcleo de Educação a Distância – NEAD: www.siga.tjmg.jus.br, telefone (31) 3247-8990/8825/8829.

20 – AUTORIA DO CONTEÚDO: Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro – EMERJ.

21 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$ 7.200,00 que abrange:
• Despesas referentes à contratação do tutor.

22 – ORIGEM DA RECEITA: TJMG

23 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
23.1 Todas as informações relativas a esse curso serão comunicadas aos interessados via e-mail. Desta forma, mantenha seu endereço eletrônico sempre atualizado em nossos cadastros. O TJMG não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.
23.2. Outros esclarecimentos: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT. E-mail para contato ou pelo telefone (31) 3247-8703.