Curso Desdobramento do Planejamento Estratégico Aplicado – turma 2 – Modalidade: A distância, com tutoria

De ordem do Excelentíssimo 2º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais – TJMG e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF, Desembargador Tiago Pinto, e do Excelentíssimo Senhor Corregedor-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, comunicamos que estarão abertas as inscrições para o curso Desdobramento do Planejamento Estratégico Aplicado – turma 2.

1 – OBJETIVO: Ao final da ação educacional, espera-se que a(o) magistrada(o) e a(o) gerente de secretaria estejam aptos a implementar o desdobramento do planejamento estratégico em sua unidade judiciária, por meio de portaria, a partir das metas nacionais e das metas institucionais do TJMG, alicerçado em uma perspectiva sistêmica, estruturada e participativa.

2 – PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Magistradas, magistrados e suas(eus) respectivas(os) gerentes de secretaria da unidade judicial.

3 – NÚMERO DE VAGAS: 60
3.1 – As vagas serão destinadas, prioritariamente, às magistradas e aos magistrados constantes da lista anexa e seus respectivos gerentes de secretaria. Caso as vagas não sejam preenchidas por esses, serão estendidas ao público informado no item 2 deste edital, levando em consideração a ordem das inscrições.

4 – MODALIDADE: A distância, com tutoria

5 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Módulo I – Introdução ao planejamento estratégico.
Módulo II – A gestão da unidade judiciária.
Módulo III – Metodologia para implantação do desdobramento do planejamento estratégico – DPE pelas unidades judiciárias.

6 – DOCENTES:
• Daniela Arantes Corrêa: Coordenadora de Recrutamento, Seleção e Acompanhamento de Estagiários do TJMG – COEST. (Conteudista)
• Erick Rodrigues Gomes: Servidor do TJMG, em atuação na 3ª Vara Empresarial, Fazenda Pública e Registros Públicos da Comarca de Contagem e cooperador no Núcleo de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância – NUPLAN. (Conteudista)
• João Carneiro Duarte Neto: Juiz de Direito do TJMG, Diretor do Foro e Titular da Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Cataguases – MG. (Conteudista)
• Juliana Brandão de Melo Horst: Servidora do TJMG no Núcleo de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância – NUPLAN. (Conteudista e Tutora)
• Juliano Carneiro Veiga: Juiz de Direito do TJMG, titular da Vara de Execuções Criminais, da Infância e da Juventude e de Precatórias Criminais da comarca de Muriaé. (Conteudista)
• Luciana de Oliveira Torres: Juíza de Direito do TJMG, titular da Vara Única da comarca de Rio Pomba. (Conteudista)
• Maria Daniela Ferreira: Coordenadora do Núcleo de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância – NUPLAN do TJMG. (Conteudista e Tutora)
• Mônica Silveira Vieira: Juíza de Direito do TJMG, titular da 4ª Vara Cível da comarca de Contagem. (Conteudista e Tutora)
• Rodrigo Martins Faria: Juiz Auxiliar da 1ª Vice-Presidência do TJMG. (Conteudista e Tutor)
• Silvana Couto Lessa: Servidora do TJMG, em atuação no Núcleo de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância – NUPLAN. (Conteudista e Tutora)

7 – PERÍODO DO CURSO: 4 de agosto a 27 de outubro de 2021.

8 – CARGA HORÁRIA TOTAL: 40h

9 – DAS INSCRIÇÕES:
9.1 – As inscrições serão abertas a partir das 14h do dia 13 de julho de 2021 até as 23h59min do dia 02 de agosto de 2021, por meio do formulário disponível no link http://siga.tjmg.jus.br/mod/cadastro/index.php?cursoid=cur1625.
9.2 – O pedido de inscrição deve ser feito no link descrito acima, preenchendo ou atualizando no formulário seus dados de cadastro e clicar no botão “Enviar pedido de inscrição”.

9.3 – Os resultados dos pedidos de inscrição poderão ser verificados no site http://siga.tjmg.jus.br, link: “Painel do Estudante”, a partir do dia 03 de agosto de 2021, após as 14h.
9.4 – Mesmo tendo sido convidado, a (o) participante deverá realizar sua inscrição.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO

10 – PRÉ-REQUISITOS TECNOLÓGICOS:
10.1 – Possuir ou ter acesso a um computador multimídia, capaz de reproduzir áudios e vídeos;
10.2 – Ter acesso à Internet, com velocidade mínima de conexão de 256 kbps;
10.3 – Possuir endereço de correio eletrônico (e-mail) válido, atual e de uso exclusivo do aluno;
10.4 – Possuir Sistema Operacional e Navegador de Internet bem como Adobe Flash Player, Adobe Acrobat Reader e Windows Media Player instalados e atualizados.

11 – ACESSO AO CURSO:
11.1 – O curso será oferecido por meio da Internet, pelo endereço http://www.siga.tjmg.jus.br. Para acesso ao ambiente virtual do curso é necessário seguir as etapas:
11.1.1 – Clicar no ícone “Painel do Estudante” e inserir seu CPF (11 algarismos, sem separadores e espaços);
11.1.2 – Clicar no curso pretendido e digitar seu login (os 11 algarismos do CPF) e sua senha, tais como definidos na ocasião do preenchimento do formulário de inscrição;
11.1.3 – A (O) aluna (o) deverá ter disponibilidade para participar do curso no período mencionado, ler todo o conteúdo do curso e realizar atividades propostas bem como consultar com frequência o e-mail cadastrado no sistema para verificar avisos, alertas, dentre outros.
11.1.4 – O ambiente do curso estará acessível a partir das 14h da data inicial e será encerrado às 23h59min da data de término.

12 – CRITÉRIOS DE CERTIFICAÇÃO:
12.1 – As (Os) alunas (os) serão aprovadas (os) e certificadas (os) no curso se obtiverem o mínimo de 75% (setenta e cinco por cento) de aproveitamento dos pontos distribuídos.
12.2 – O certificado poderá ser retirado eletronicamente pelo endereço: www.siga.tjmg.jus.br, a partir do dia 5 de novembro de 2021.

13 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: A avaliação de reação será realizada pelas(os) participantes ao final do curso, mediante questionário que terá como finalidade a verificação da qualidade do curso, o constante aperfeiçoamento das estratégias adotadas e a qualificação das(os) docentes.

14 – CREDENCIAMENTO COMO CURSO OFICIAL NA ENFAM: Informamos que o curso está credenciado pela ENFAM – Portaria nº 25 de 10 de fevereiro de 2021.

15 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA DO CURSO: Coordenação de Formação Permanente da Capital – COFOP.

16 – PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO: Coordenação de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico – COPED em parceria com o Núcleo de suporte ao planejamento e à gestão de primeira instância – NUPLAN, ligado à Corregedoria-Geral de Justiça do TJMG.

17 – SUPORTE TÉCNICO: Central de Tecnologia para Educação e Informação – CETEC e Núcleo de Educação a Distância – NEAD: http://www.ead.tjmg.jus.br/faleconosco, telefone (31) 3247-8990/8825/8829.

18 – ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$ 23.745,02, que abrange:
• Despesas com honorários de docentes.

19 – ORIGEM DA RECEITA: TJMG

20 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
20.1 – Informa-se que o curso é classificado pela EJEF como essencial ao exercício das funções do cargo e não será pontuado, conforme disposto na Resolução nº 953/2020.
20.2 – Todas as informações relativas a esse curso serão comunicadas às(aos) interessadas(os) via e-mail. A EJEF não se responsabiliza por e-mails retornados em função de caixa cheia, endereço eletrônico desatualizado ou não localizado, incorreto, desabilitado, mensagem bloqueada pelo Firewall/Antivírus.
20.3 – Outros esclarecimentos: Coordenação de Formação Permanente da Capital – COFOP. Contato (31) 3247-8402/8778 ou pelo e-mail

CLIQUE AQUI E VEJA A  LISTA DAS(OS) MAGISTRADAS(OS) CONVIDADAS(OS)