Curso “Capacitação em Solução de Business Intelligence (BO SIAD)” – Modalidade: à distância

CONVOCAÇÃO

De ordem da Excelentíssima Senhora Desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez, Segunda Vice-Presidente do TJMG e Superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, comunicamos que estão convocados para o Curso “Capacitação em Solução de Business Intelligence – BO SIAD-”, conforme abaixo especificado:

1- PÚBLICO AO QUAL SE DESTINA: Servidores da DIRFOR envolvidos com a elaboração de relatórios e análises de dados gerenciais, conforme listagem abaixo.

2- OBJETIVO: Ao final desta ação educacional, espera-se que o participante seja capaz de extrair informações gerenciais visando ao apoio à tomada de decisões no âmbito da DIRFOR.

3 – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: Conceitos básicos; Extração de Dados; Camada semântica (Conceito e Tipos de Objetos); Conceitos de Documentos, Relatórios, Tabelas e Gráficos; Agrupamento de Objetos na Camada Semântica; Tipos de usuários; Como acessar o portal do armazém; Visão Geral da Barra de Ferramentas; Personalizar Preferências; Consultas; Conhecendo a tela principal; Informações básicas; Criando uma nova consulta/Acesso a consultas gravadas; Dicas de consultas; Formatação de tabela de consulta; Realização de uma consulta; Limitação e consultas; Filtrando consultas; Inserção de filtros; Filtros de consultas e Filtros complexos; Conceito e utilização de prompt; Utilização de tabelas; Manipulação; Relatórios; Seções; Drill; Dicas de relatórios; Fórmulas e variáveis; Conceitos de fórmulas; Fórmulas e variáveis; Criação de fórmulas; Criação de variáveis; Documentos; Listas; Salvar documentos; Agendamento de documentos; Auditoria; Conceito de mesclagem de dimensões; Mesclagem de dimensões; Conceito de consultas combinadas; Criando uma consulta combinada.

4 – NÚMERO DE VAGAS: 17

5 – CARGA HORÁRIA: 20 horas

6 – PERÍODO: 21/10 a 21/11/2019

7 – DAS INSCRIÇÕES:
As inscrições serão realizadas pela PRODEMGE por meio de cadastro dos servidores convocados e posterior envio dos dados do usuário e senha até o dia 20/10/2019 para o e-mail indicado pelo servidor convocado.

8 – CRITÉRIOS DE SELEÇÃO:
8.1 – As vagas serão preenchidas de acordo com a lista dos servidores convocados.
8.2 – Serão excluídas:
• Inscrições daqueles que compartilharem o mesmo endereço de e-mail. O endereço pode ser do TJMG (@tjmg.jus.br), mas é obrigatório que este e-mail institucional seja individual e de uso exclusivo do estudante;
• Inscrições daqueles que não pertencerem ao público descrito no item 1.

9- IMPOSSIBILIDADE DE PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES CONVOCADOS:
9.1 – A impossibilidade de participação de convocado à ação educacional deverá ser justificada, até o dia 20 de outubro de 2019, por meio do endereço eletrônico: , devendo ser informado o motivo da não participação.
9.2 – Informa-se que nos termos do art. 21-A, §4º da Resolução nº 367, de 25 de abril de 2001, conforme redação dada pela Resolução nº 822, de 16 de junho de 2016, o servidor que não obtiver a certificação na ação de formação para a qual for convocado perderá o direito à progressão e às promoções horizontal e vertical, institutos de desenvolvimento na carreira. O dispositivo citado segue transcrito:
Art. 21-A A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF convocará o servidor para participar de ação de formação, que será considerada para fins de desenvolvimento na carreira.
§ 1º As ações de formação a que se refere o “caput” deste artigo são as destinadas:
I – à formação inicial;
II – ao aprimoramento para o exercício de suas funções;
III – à capacitação para o exercício das atribuições estabelecidas para as classes subsequentes de sua carreira.
§ 2º A frequência do servidor não será exigida em caso de afastamento previsto em lei ou regulamento ou de dispensa concedida formalmente pela EJEF.
§ 3º Além da convocação individual do servidor, a EJEF divulgará no Diário do Judiciário eletrônico – DJe e no Portal TJMG os cursos de que trata este artigo.
§ 4º O servidor convocado pela EJEF e que não obtiver a certificação na ação de formação, fora das hipóteses previstas no § 2º deste artigo, perderá o direito à progressão e às promoções horizontal e vertical, na forma dos artigos 23, 25 e 28 desta Resolução.
§ 5º As hipóteses de dispensa da ação de formação, de que trata o § 2º deste artigo, constam de ato normativo próprio.
9.3 – Cientifica-se, ainda, que nos termos do art. 8º, § 5º da Portaria Conjunta nº 360, de 30 de junho de 2014, o servidor que não apresentar justificativa ou que não obtiver o deferimento ficará impedido de participar de outras ações educacionais, nos seguintes termos:
Art. 8º-A convocação referida no inciso I do art. 7º será direcionada ao servidor ou ao seu superior hierárquico, sendo obrigatório o comparecimento do convocado.
(…)
5º-Caso a justificativa não seja apresentada ou não seja deferida, o servidor ficará impedido de participar de outras ações educacionais pelo prazo de seis meses, a contar da data do término da atividade educacional na qual não compareceu, ressalvada a possibilidade de sua convocação para ações educacionais, por necessidade ou conveniência da Administração
9.4 – As ausências em razão de afastamento previsto em lei ou regulamento deverão ser igualmente informadas pelo canal de comunicação citado no item 10.1.
9.5 – Excepcionalmente, no caso de ausência por motivo imprevisível, a justificativa poderá ser enviada na data de ocorrência do curso, mesmo que se dê após o prazo referido.

10 – CERTIFICAÇÃO: Compete à PRODEMGE fornecer certificado de participação ao aluno que obtiver o mínimo de 70% (setenta por cento) de aproveitamento na ação educacional.

11 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO: Ao final do curso, o estudante apontará o seu grau de satisfação com relação ao tema, carga horária, aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos, ambiente de treinamento, dentre outros. A avaliação será realizada pela empresa contratada.

12 – COORDENAÇÃO ADMINISTRATIVA: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT. Tel.: (31) 3247-8958
.
13 – DESENVOLVIMENTO DO CURSO: Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais – PRODEMGE. Tel.: (31) 3915-4292.

14- ESTIMATIVA DO MONTANTE DA DESPESA: R$ 6.103,00 (seis mil cento e três reais), que abrange: contratação da empresa PRODEMGE. .
15 – ORIGEM DA RECEITA: TJMG

16 – INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES:
Outros esclarecimentos: Coordenação de Formação Permanente do Interior – COFINT, por meio dos telefones: (31) 3247- 8958/8964.

Servidores convocados
Nome Comarca
Adriana de Andrade Moura Belo Horizonte
Dalton Luiz Fernandes Severino Belo Horizonte
Danielle Liliane Alvim Belo Horizonte
Denilson dos Santos Rodrigues Belo Horizonte
Fabricio Augusto Quinicário Pereira Belo Horizonte
Felipe Cerqueira de Carvalho Belo Horizonte
Jayro Ramos Barbosa Júnior Belo Horizonte
Kassioscley Dreher Ribeiro Belo Horizonte
Luciano Eugenio de Castro Barbosa Belo Horizonte
Maiura Freitas Peixoto Belo Horizonte
Marcos Rodrigues Borges Belo Horizonte
Mateus Cançado Assis Belo Horizonte
Matheus Azeredo Rodrigues Belo Horizonte
Paulo Henrique Morais Machado Belo Horizonte
Silésio Gabriel de Souza Lima Belo Horizonte
Tatiana Cristina Mendes Lima Belo Horizonte
Vinicius Barbosa Silva Belo Horizonte