Caminhos e contos – O Projeto

O Projeto

O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais(TJMG) institui experiência-piloto de contribuição à ressocialização de 40 recuperandas do regime fechado da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Feminina de Belo Horizonte por meio da formação de contadoras de histórias. Indiretamente o projeto alcançará os funcionários daquela APAC, as famílias das recuperandas, a comunidade judiciária e a sociedade que as receberá quando alcançarem a liberdade.

Ciente da importância das narrativas orais ao longo dos tempos, o modo como elas exercem um papel fundamental na vida dos indivíduos, instituições e comunidades e o seu valor como instrumento de ressocialização, a Segunda Vice-Presidência do TJMG, órgão responsável pela Escola Judicial “Desembargador Edésio Fernandes” (EJEF), em conjunto com a Presidência do TJMG e o Programa Novos Rumos elegeram a APAC Feminina de Belo Horizonte para receber o Projeto CAMINHOS E CONTOS a partir de novembro de 2020. A Assessoria de Comunicação Institucional (ASCOM) e a Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG também atuam nessa jornada de aprendizado, produção literária, fortalecimento de vínculos e resgate das histórias das recuperandas.

O Projeto CAMINHOS E CONTOS contempla a realização de oficinas de formação de contadores de histórias para as 40 recuperandas que se inscreveram espontaneamente, distribuidas em duas turmas de 20 alunas. Conta ainda com a edição de livro contendo as histórias produzidas durante a formação, registrando assim, as suas trajetórias de vida, erros e superação, incentivando as recuperandas a ressignificar suas próprias histórias e olharem para o futuro com esperança. A opção pela arte-educação e pelas oficinas de contos como uma contribuição no processo de ressocialização das recuperandas da APAC Feminina de Belo Horizonte pretende construir com as participantes do projeto um espaço de reflexão sobre a própria vida e seus tropeços na caminhada através do processo de identificação com os personagens dos contos de tradição oral, além de contribuir sensivelmente para o incentivo à leitura e para a busca de um futuro melhor por meio dos estudos e da literatura.

O presente projeto alinha-se ao Planejamento e Gestão Estratégica do TJMG 2015-2020, abrangendo, dentro da perspectiva de Sociedade, o Macrodesafio 01 – “Garantia dos Direitos à Cidadania”, passando a integrar os projetos de responsabilidade social do TJMG.

Nesse sentido, o projeto está alinhado estrategicamente com uma das políticas públicas mais relevantes do TJMG: o Programa Novos Rumos, que presta apoio institucional ao Método APAC, com ações em favor da humanização no cumprimento das penas privativas de liberdade, da reinserção e justiça social.

Cabe ressaltar que faz parte dos objetivos da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes – EJEF a colaboração, no âmbito de sua competência, com os projetos de extensão e de responsabilidade social do Tribunal, nos termos do art. 4º da Resolução TJMG nº 521, de 08 de janeiro de 2007.

Confira o método do projeto

Metodo_caminhos_e_contos_site

Um Projeto
Apoio
Realização